não vamos, no sentido de fazer como que
uma fecundação absoluta e grave das coisas e consequentemente da vida, afirmar
que a vida lhe era particularmente adversa ou malvada; vamos antes dizer que
entre si e a vida existia uma não bem definida mas assaz clara e distinta
barreira; uma espécie de teimosa membrana que dela, a vida, simplesmente o
distanciava. havia, contudo, no mais íntimo dos seus íntimos, uma voracidade,
uma faminta e alarve vontade de vida.
certo é que às situações, ocorrências,
episódios da vida se dava. uma e outra e, ainda mais, outra vez dava por si
mesmo a, no meio do oceano que o devir pode a ser vir, ter nas palmas das mãos
a bem desenhada, e até pulsante, sensação de que algo que da vida provinha
estava, de facto, a, perante a sua estupefacta capacidade de não, a vida,
planear, ocorrer. e, uma mais vez, certo é que a esse facto, ao encarar desse
facto, não se negava. nessas alturas, então, dava-se ao luxo, talvez luxo seja
um errado termo, chamemos-lhe antes ousadia; dava-se à ousadia, às vicissitudes
da ousadia, a coragem de se entregar. e pois que perante, e dentro de, tal
cenário tudo por acontecer ainda estava.
tinha, e em maior destaque do que de todo
o corpo o resto, um àvido par de mãos, um titubeante mas intrépido coração e uma
cabeça maior do que ela mesma, para o melhor e para o pior, se julgava. e tudo
isto, como de prever deixar não se pode, provocava todo um emaranhado de narrativas.
podia, ao a este ponto desta narrativa
chegar-se, explanar-se agora todo o emaranhado que anteriormente referido foi
mas, que fique desde já bem claro, não é isso que aqui ocorrer vai. vamos
antes, e talvez porque isso o mais interessante efectivamente seja, fazer como
que uma espécie de levantamento, ou inventário, das lucubrações que à sua acção
apresentadas eram:
ponto
1:
sou-te
aqui o que aqui me tens e certo sou que aqui certamente te tenho
quando desta premissa era detentor nada
mais do que à mesma obedecer se propunha e porque àvido par de mãos, titubeante
mas intrépido coração e cabeça maior
do que a ela mesma se julgava a isso o impeliam. e eis que ali, e logo, uma
nova, ou recorrente mas sempre como que acabada de conceber, narrativa,
prontamente se instalava. resultado? um problema. e um problema leva-nos ao
ponto
2:
sou-te
o que aqui sempre te fui e certo fui que aqui certamente te tive
nesta premissa entra em cena a rotunda,
mas não assim tão perene e imperativa, esperança. a esperança temos de, desde
já, referir sempre lhe foi como que uma espécie de combustível (caso contrário,
como poderia afirmar-se que com voracidade à vida a sua alarve vontade se
dava?) – a esperança era um linfático, e enfático, da sua vontade acompanhante
e era na mesma que o seu entregue e meio tosco espírito, qual argonauta, se
atrevia a navegar.
há
que, neste momento da nossa singela e modesta narração, proceder ao desfazer de
um atávico equívoco: a esperança nada de seivoso tem, a esperança é como que
uma prancha de banda desenhada (e mais explicar sobre a mesma preciso deixa de
ser). e isto leva-nos ao
ponto
3:
eu
sou o que me permito ser enquanto algo ser me permito
par de mãos, coração e cabeça, que
habituados a mais nada ser e nada mais procuram que os afins que a seu profundo
íntimo recorram e socorram, nenhuma outra função para si reclamam.
e talvez seja este o ponto onde a membrana,
a tal teimosa membrana que da vida o distanciava, por escassos segundos,
rasgada pudesse ser para, com o lúdico olhar sobre a prancha de banda desenhada
que a esperança é, mais longe na narrativa conseguisse ir.
mas:
não vamos, no sentido de fazer como que
uma fecundação definitiva e grave das coisas e consequentemente da vida,
afirmar que a vida lhe era particularmente adversa ou malvada; vamos antes
dizer que entre si e a vida existia uma não bem definida mas assaz clara e
distinta barreira. essa barreira tem um nome: viver no meio do viver.
e assim se enchem de coisas os dias. e
assim, um dia, tudo eterna e, sem aparente sensação de história, tudo nada se
torna. e assim, um dia, os dias: o dia da sua chegada e partida a isto que
mundo se chama nada mais serão do que dias que, numa semana, num mês, num ano,
numa década, num século, num milénio, num devir outrora alguém a respirar
(des)aprendeu.
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