ipodonan

Sunday, March 06, 2005

um amor de Onan

A Tua Presença Morena
(Caetano Veloso)
Int.: (A7 G7 F7 E7) A7 G7 F7 E7
A tua presença entra pelos sete buracos da minha cabeça
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Pelos olhos, boca, narinas e orelhas
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Paralisa meu momento em que tudo começa
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Desintegra e atualiza a minha presença
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Envolve o meu tronco, meus braços e minhas pernas
A7
A tua presença
G7 D F#
É branca, verde, vermelha, azul e amarela
B7
A tua presença
A7 G7 F7 E7
É negra, negra, negra, negra, negra, negra, negra, negra, negra
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Transborda pelas portas e pelas janelas
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Silencia os automóveis e as motocicletas
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Se espalha no campo derrubando as cercas
A7
A tua presença
G7 F7 E7
É tudo o que se come, tudo o que se reza
A7
A tua presença
G7 F7 E7
Coagula o jorro da noite sangrenta
A7
A tua presença
G7 F7 E7
É a coisa mais bonita em toda a natureza
A7
A tua presença
G7 D F#
Mantém sempre teso o arco da promessa
B7 A7
A tua presença
G7 F7 E7
Morena, morena, morena, morena, morena, morena
A
Morena


(amo esta canção. sobretudo amo o poema. acho que é das coisas mais belas e assertivas que já se escreveu sobre a situação amorosa. tenho tomado este poema como o que mais próximo encontrei de uma definição do amor. para mim a questão central do amor é exactamente a presença; a presença do outro na minha presença e vice-versa. confesso que a frase: "A tua presença, é a coisa mais bonita em toda a natureza" é das coisas que mais me emociona na vida. é mesmo. esta frase tem a capacidade de me comover amplamente. porque sentir esta frase é muito bom, é muito forte, é muito belo. sentir esta frase é tocar em qualquer coisa de muito puro e simples. e a pureza e a simplicidade são, quanto a mim, os conceitos/estádios mais interessantes e fortes da vida.
apesar de gostar muito do Caetano Veloso, acho que o grande intérprete deste poema é, sem qualquer dúvida, o Ney Matogrosso. sempre que ouço este poema cantado por ele fico arrepiado. é belo, puro, simples, como o amor deve ser. o amor deve ser moreno!)

No comments: